ATRATIVOS - PRÓXIMO AO DISTRITO
CACHOEIRA DO TABULEIRO – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Descrição do Atrativo: Está localizado na Serra do Espinhaço, no Parque Municipal Ribeirão do Campo, dentro da área do Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no distrito de Tabuleiro, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro.
A cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais, com 273 metros de queda livre, e a terceira do Brasil, ficando atrás apenas da Cachoeira do El Dorado com 353 metros, localizada na Serra do Curupira no Amazonas e da Cachoeira da Fumaça com 340 metros, localizada na Chapada Diamantina na Bahia. Alguns sites colocam a cachoeira do Aracá com 365 metros, como a mais alta, mas ela não é em queda livre e sim em corredeira. A altura da queda da Cachoeira do Tabuleiro é equivalente a um prédio de 91 andares, desaguando diante de um paredão multicolorido em tons avermelhados de rara beleza, em um poço de aproximadamente 50 metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, ótimo para o banho e mergulho, mas com certo cuidado, pois há muitas pedras submersas.
Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes. A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado.
Não são permitidas as atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada sem a autorização do Parque. O local é sem dúvida alguma o maior atrativo não apenas do município, mas de toda a região, e assim como os demais pontos turísticos requer um cuidado exemplar.
Como Chegar ao Parque: Saindo do Chapa-Rral's Restaurante seguir pela MG-10 por aproximadamente 65 km até Conceição do Mato Dentro. De lá seguir pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho. A partir da saída para o distrito de Tabuleiro, basta seguir a sinalização indicativa. Estando no distrito, o visitante deve seguir por mais 2 km até a sede do Parque.
Como Chegar a Cachoeira Pela Parte Baixa: É preciso caminhar 1h30, por aproximadamente 3 km, em trilha com certo grau de dificuldade, andando boa parte pelo leito do rio para se chegar ao poço da cachoeira.
Como Chegar a Cachoeira Pela Parte Alta: Faz-se uma caminhada mais demorada, de aproximadamente 9 km em que se gasta 3h30. Lá há várias quedas d’água e piscinas naturais para o nado, descanso e lazer.
Endereço: Parque Municipal Ribeirão do Campo, dentro da área do Parque Estadual da Serra Geral do Intendente.
Distância: Do restaurante até a Cachoeira do Tabuleiro, são aproximadamente 89 km, sendo 70 km de asfalto e 19 km de estrada de terra.
Forma de Entrada: Permitida, pagando uma taxa de visitação por pessoa, mas somente autorizada se houver condições climáticas favoráveis.
Horário de Funcionamento: Das 7 às 16 horas, autorizada se houver condições climáticas favoráveis.
Limitação de Público: 200 pessoas por dia.
DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA SERRA – JABOTICATUBAS
Descrição do Local: Situado dentro da área da APA-Morro da Pedreira, no município de Jaboticatubas, o distrito de São José da Serra é um pequeno povoado aconchegante e agradável de receptividade simples e acolhedora de seus moradores. Banhado pelo rio Jaboticatubas tem varias cachoeiras e quedas próprias para banho.
Como Chegar a São José da Serra: Partindo do Chapa-Rral's Restaurante, seguir pela MG-10 sentido Serra / BH, até a ponte próxima ao Km 90, antes dela vire a esquerda pegando uma estrada de terra e siga em frente por aproximadamente 11 km até o distrito de São José da Serra.
Distância: Do Restaurante até São José Da Serra são aproximadamente 21 km, sendo 10 km de asfalto e 11 km de estrada de terra.
Atrativos: São José da Serra tem vários lugares maravilhosos para serem visitados. Abaixo segue alguns:
CACHOEIRA E CAMPING DO SR.DIMAS
Descrição do Atrativo: Uma cachoeira de pequeno/médio porte com uma queda em degrau, sendo a maior em torno de 5 metros desaguando em um belo poço para banho. No local há área para camping, possui bar e restaurante.
Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir as placas indicativas ou orientação de algum morador.
Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.
Horário de Funcionamento: Das 7 às 20 horas
Informações: (31) 99647-0325
CACHOEIRA DO BENÉ
Descrição do Atrativo: Uma cachoeira de médio porte na Serra da Lagoa Dourada, um pouco afastada do povoado. São 3 quedas d’água, sendo a primeira com uma queda de aproximadamente 8 metros e formando um poço bom para o banho e de fácil acesso. A segunda é formada por uma enorme queda d'água e de difícil acesso, a terceira é também de fácil acesso por uma trilha de pedra.
Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir as placas indicativas ou orientação de algum morador.
Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.
CACHOEIRA DO RALA BUNDA
Descrição do Atrativo: Não se trata em si de uma cachoeira, com queda em um poço, e sim de uma correnteza em cima de rocha com uma forte inclinação, tipo escorregador, onde as pessoas se sentam e se deixam levar pela água até um pequeno poço. Na parte de cima tem um poço para banho.
Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir em direção a Igrejinha e entrar na rua antes dela e seguir em frente sempre dando preferência a sua esquerda, até chegar a portaria.
Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.
VALE DA LAGOA DOURADA - CACHOEIRA E LAGOA
Descrição do Atrativo: Dentro da área do Vale da Lagoa Dourada encontramos a Lagoa e a Cachoeira Dourada. A cachoeira se torna única da região da Serra do Cipó, devido a sua formação rochosa, que mais lembra uma montagem de Lego, onde cada pedra é sobreposta a outra como na montagem do brinquedo. Sem contar que os raios solares incidem em suas rochas e seu tom dourado transforma o local em um lugar de extrema beleza. O vale acima da Lagoa também ao receber tais raios solares em certa época do ano, forma um imenso tapete dourado que nos fascina e encanta quando chegamos a esse vale. A cachoeira tem duas quedas de fácil acesso e uma terceira um pouco mais difícil. A Lagoa Dourada por ser selvagem não é aconselhável o banho, sendo que esse deve ficar restrito a cachoeira.
Acesso ao Local: Chegando ao povoado se oriente com olgum morador, mas aconselhamos um guia local.
LAPINHA DA SERRA – SANTANA DO RIACHO
Descrição do Local: Além do Distrito Serra do Cipó, Lapinha da Serra é o outro Distrito do município de Santana do Riacho, inserido na APA – Morro da Pedreira.
Lapinha da Serra é um lugar de belezas naturais impressionantes, como seus sítios arqueológicos e suas grutas, o paredão da serra do espinhaço que lhe cerca, de cachoeiras, lagos e de uma represa com uma tranquilidade soberba, de uma flora e de uma fauna exuberantes e acima de tudo, possui o que de mais belo podemos encontrar em um lugar: seu povo, com sua cultura e seus festejos religiosos, que os uni e os diferencia de outros lugares de Minas.
Como chegar a Lapinha da Serra: Partindo do Chapa-Rral's Restaurante seguir pela MG-10 sentido Serra/BH, aproximadamente 4 km, até a 3ª rotatória e entrar a direita na estrada asfaltada que liga a Santana do Riacho. Depois da rotatória são 28 km até Santana do Riacho. Ao chegar seguir até a praça da Igreja Matriz, contornar a praça, passando na porta da Igreja e virar a direita e seguir o calçamento até o final. No alto ela já é de terra e assim vai até a Lapinha, são aproximadamente mais 13 km.
Distância: Do Restaurante até a Lapinha da Serra são aproximadamente 45 km, sendo 32 km de asfalto e 13 km em estrada de terra.
Atrativos: Lapinha da Serra pode ser um lugar pequeno, mas com encantos mil, devido a isso são vários os lugares que vale a pena conhecer e acima de tudo desfrutar das belezas naturais da região.
CACHOEIRA DO BICAME
Descrição do Atrativo: Em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN “Ermo das Gerais” situa-se uma das mais belas cachoeiras da região da Serra do Cipó e de toda Minas Gerais. Uma cachoeira com 70 metros de queda, por quase toda extensão de seus 60 metros de paredões, forma um visual de tirar o fôlego de quem a vê de longe e mais ainda de quem se aproxima dela. O seu poço é enorme, com tonalidade caramelada, com uma boa profundidade e é um lugar maravilhoso para o nado e mergulho, sem contar que devido às pedras existentes no local, tem-se como ficar debaixo de sua queda e até atrás dela.
Acesso ao Local: Por se tratar de uma longa caminhada, achamos melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.
Limitação de Público: Apenas 30 pessoas por dia. Não abrem mão disso, não adianta insistir, por isso caso queira visitar a Bicame, saía cedo.
Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 14 km.
Como ir: Tem como chegar de carro comum até uma porteira no fim da estrada, a aproximadamente 4,5 km do vilarejo. Moto ou carros 4x4 conseguem passar desse ponto e chegar até a portaria de controle da fazenda, mais 5 km aproximadamente. Depois só caminhando ou de bicicleta por aproximadamente 4,5 km.
CACHOEIRA DO LAJEADO
Descrição do Atrativo: Em um paredão com uma extensão de aproximadamente 70 metros e coberto por uma vegetação maravilhosa por toda esta extensão descortina uma queda d'água com mais de 60 metros de altura. O volume d'água só é intenso em épocas chuvosas, durante o resto do ano, o volume cai demais. O poço e ótimo para nado e mergulho.
Acesso ao Local: Por não ter uma trilha sinalizada, achamos melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.
Distância: Do vilarejo são aproximadamente 5,5 km.
Como ir: Pode se chegar caminhando, de bicicleta ou a cavalo, mas esse não chega até o fim da trilha.
CACHOEIRA DO RAPEL
Descrição do Atrativo: Um paredão de aproximadamente 25 metros, com uma fenda e com uma queda d’água centrada em suas rochas caindo em um belo e grande poço, com água em tons de coca-cola. O nome vem da pratica do rapel em seus paredões.
Acesso ao Local: A cachoeira e vista do vilarejo, basta seguir pela estradinha que dá na ponte, atravessá-la e continuar em frente em direção ao morro. Depois da cachoeirinha seguir um pouco mais a sua esquerda e você chegará na cachoeira.
Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 2 km.
Como ir: Somente caminhando.
POÇO DO SOBERBO
Descrição do Atrativo: Em um pequeno vale nas imediações do encontro dos Córregos Fundo e Soberbo com o Riacho das Pedras, está o poço do Soberbo. Suas águas foram desviadas na década de 60, por uma Cia Americana, para a garimpagem de diamantes. Ali se instalaram e montaram um garimpo, com casas e maquinário para tal exploração. Acontece que pouco tempo depois uma grande enchente destruiu o garimpo e a Cia Americana foi-se embora. Por lá ficaram as ruínas das casas e destroços dos maquinários. O poço do Soberbo é o maior da região da Serra do Cipó, se trata de um poço muito bonito e profundo ladeado por pedras de vários tamanhos e pelas ruínas do antigo garimpo.
Acesso ao Local: Por se tratar de uma longa caminhada, achamos melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.
Limitação de Público: Há informação que o proprietário do local está fazendo melhorias na estrada e trilhas, e em breve haverá uma taxa para visitação, assim como limitação de público e visitação com comunicação antecipada. Conferir no vilarejo tal informação.
Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 15 km.
Como ir: Tem como chegar de carro comum até uma porteira no fim da estrada, a aproximadamente 4,5 km do vilarejo. Moto ou carros 4x4 conseguem passar desse ponto e chegar um pouco mais a frente (com as reformas poderão ir até o controle, segundo informação) mais 2,5 km aproximadamente. Depois só caminhando ou de bicicleta por aproximadamente 8 km.
PICO DO BREU E O PICO DA LAPINHA ( FALSO BREU )
Descrição dos Atrativos: O Pico do Breu é o ponto mais alto da Serra do Cipó com seus 1687 metros e pode ser visualizado de vários pontos da Serra do Cipó.
O Pico da Lapinha é o segundo ponto mais alto da Serra do Cipó com seus 1686 metros e como dizem muitos e muito mais bonito do que o seu vizinho o Pico do Breu. A vista do topo é maravilhosa, pois se tem uma ampla visão da represa e de toda Lapinha. Conhecido também como Falso Breu, pois muitos informam ao turista que aquele e o Pico do Breu, por ser mais acessível facilitando assim a sua visitação, pois o Pico do Breu se encontra mais distante e praticamente se gasta um dia inteiro para visita-lo. Pico do Cruzeiro se deve a cruz em seu topo. Tem uma vegetação de mata de galeria na base e campos rupestres no topo.
Acesso aos Locais: Para o Pico da Lapinha tem placas indicativas colocadas em pequenos tocos de eucalipto por quase toda extensão da trilha. Basta se informar com algum morador para lhe indicar o caminho correto para iniciar a trilha.
Para o Pico do Breu pode-se seguir também uma trilha demarcada ou contar com os guias locais, para sua própria segurança.
Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até o Pico da Lapinha são 4,5 km e para o Pico do Breu um pouco mais de 6 km.
REPRESA E PINTURAS RUPESTRES
Descrição dos Atrativos: A represa da usina Coronel Américo Teixeira, construída na década de 50, é referência da Lapinha da Serra. Visível de boa parte do vilarejo, ela margeia o enorme paredão aonde brotam muitas das cachoeiras da região.
As pinturas rupestres encontradas no sítio arqueológico da Lapinha da Serra datam de 6 a 8 mil anos de idade. Uma grande lapa situada às margens da segunda lagoa da represa concentra a maioria das amostras até agora encontradas, são desenhos de peixes, mulheres grávidas, guerreiros e animais, pintados em preto e vermelho principalmente com óleos naturais extraídos de sementes.
Acesso aos Locais: Para se fazer um passeio pela represa ou ir até o sítio arqueológico da Lapinha, contrate um barqueiro no vilarejo, com certeza ele lhe dará todas as informações sobre os lugares a serem visitados.
Fontes:
Parna da Serra do Cipó
Cipoeiro Expedições
www.trilhados.blogspot.com - Os caçadores de Cachoeira