ATRATIVOS - PRÓXIMO AO DISTRITO

CACHOEIRA DO TABULEIRO – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

 

Descrição do Atrativo: Está localizado na Serra do Espinhaço, no  Parque Municipal  Ribeirão do Campo,  dentro da área do Parque  Estadual  da  Serra  Geral do  Intendente,  no  distrito de Tabuleiro, a 19 km do município  de Conceição do Mato Dentro.

A cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de  Minas  Gerais, com  273 metros de queda livre, e a terceira do Brasil, ficando atrás apenas da Cachoeira do El Dorado com 353 metros, localizada na Serra do Curupira no Amazonas  e da Cachoeira da Fumaça com 340 metros,  localizada na Chapada  Diamantina  na  Bahia. Alguns  sites  colocam   a  cachoeira do Aracá com 365 metros, como a mais alta, mas ela não é em queda livre e sim em corredeira. A altura da queda da Cachoeira do Tabuleiro é  equivalente  a  um  prédio  de  91 andares, desaguando diante de um paredão multicolorido em tons avermelhados de rara beleza, em  um  poço de  aproximadamente 50 metros de diâmetro e 18 metros de profundidade,  ótimo  para o  banho e mergulho, mas com certo cuidado, pois há  muitas pedras submersas.

Na parte alta da cascata,  antes  da  queda,  o visitante  pode  apreciar  outros  poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes. A  vegetação  predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado.

Não são permitidas as atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada sem a autorização do Parque. O local é sem dúvida alguma  o  maior  atrativo  não  apenas  do  município, mas de toda a região, e assim como os demais pontos turísticos requer um cuidado exemplar.

 

Como Chegar ao Parque: Saindo do Chapa-Rral's Restaurante seguir pela MG-10 por aproximadamente 65 km até Conceição do Mato Dentro. De lá seguir pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho. A  partir  da saída  para o distrito de Tabuleiro, basta seguir a sinalização indicativa. Estando no distrito, o visitante deve seguir por mais 2 km até a sede do Parque.

 

Como Chegar a Cachoeira Pela Parte Baixa: É preciso caminhar 1h30, por aproximadamente 3 km, em trilha com certo grau de dificuldade, andando boa parte pelo leito do rio para se chegar ao poço da cachoeira.

 

Como Chegar a Cachoeira Pela Parte Alta: Faz-se  uma caminhada  mais demorada, de aproximadamente 9 km em que se gasta 3h30. Lá há várias quedas d’água e piscinas naturais para o nado, descanso e lazer.

 

Endereço: Parque Municipal Ribeirão do Campo, dentro da área do Parque Estadual da Serra Geral do Intendente.

 

Distância: Do  restaurante  até  a Cachoeira do Tabuleiro, são aproximadamente 89 km, sendo 70 km de asfalto e 19 km de estrada de terra.

 

Forma de Entrada: Permitida, pagando uma taxa  de visitação  por  pessoa, mas somente  autorizada  se  houver  condições climáticas favoráveis.

 

Horário de Funcionamento: Das 7 às 16 horas, autorizada se houver condições climáticas favoráveis.

 

Limitação de Público: 200 pessoas por dia.

Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro

DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA SERRA – JABOTICATUBAS

Descrição do Local: Situado dentro da área da APA-Morro da Pedreira, no município de Jaboticatubas, o distrito de  São  José  da  Serra é um pequeno povoado aconchegante e agradável de receptividade simples e acolhedora de seus moradores. Banhado pelo rio Jaboticatubas tem varias cachoeiras e quedas próprias para banho.

 

Como Chegar a São José da Serra: Partindo do Chapa-Rral's Restaurante, seguir pela MG-10 sentido Serra / BH, até a ponte próxima ao Km 90, antes dela vire a esquerda pegando uma estrada de terra e siga em frente por aproximadamente 11 km até o distrito de São José da Serra.

 

Distância: Do Restaurante até São José Da Serra são aproximadamente 21 km, sendo 10 km de asfalto e 11 km de estrada de terra.

 

Atrativos: São José da Serra tem vários lugares maravilhosos para serem visitados. Abaixo segue alguns:

CACHOEIRA E CAMPING DO SR.DIMAS

 

Descrição do Atrativo: Uma cachoeira de pequeno/médio porte com uma queda em degrau, sendo a maior em torno de 5 metros desaguando em um belo poço para banho. No local há área para camping, possui bar e restaurante.

 

Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir as placas indicativas ou orientação de algum morador.

 

Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.

 

Horário de Funcionamento: Das 7 às 20 horas

 

Informações: (31) 99647-0325

São José da Serra
São José da Serra

CACHOEIRA DO BENÉ

 

Descrição do Atrativo: Uma  cachoeira  de  médio  porte  na  Serra  da  Lagoa  Dourada,  um  pouco afastada do povoado. São 3 quedas d’água, sendo a primeira com  uma  queda de aproximadamente 8 metros e formando um poço bom para o banho e de fácil acesso. A  segunda  é  formada  por  uma  enorme  queda  d'água e de difícil acesso,  a terceira é também de fácil acesso por uma trilha de pedra.

 

Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir as placas indicativas ou orientação de algum morador.

 

Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.

São José da Serra
São José da Serra

CACHOEIRA DO RALA BUNDA

 

Descrição do Atrativo: Não se trata em si de uma cachoeira, com queda em um poço, e sim de uma correnteza em cima de rocha com uma forte inclinação, tipo escorregador, onde as pessoas se sentam e se deixam levar pela água até um pequeno poço. Na parte de cima tem um poço para banho.

 

Acesso ao Local: Chegando ao povoado seguir em direção a Igrejinha e entrar na rua antes dela e seguir em frente sempre dando preferência a sua esquerda, até chegar a portaria.

 

Forma de Entrada: Permitida mediante pagamento na portaria.

 

São José da Serra
São José da Serra
VALE DA LAGOA DOURADA - CACHOEIRA E LAGOA

Descrição do Atrativo:   Dentro  da  área  do  Vale da Lagoa Dourada encontramos a Lagoa e a Cachoeira Dourada. A cachoeira se torna única da região  da Serra do Cipó, devido a sua formação rochosa,  que  mais  lembra  uma  montagem  de  Lego,  onde  cada  pedra  é  sobreposta a outra como na montagem do brinquedo. Sem contar que os raios solares incidem em  suas rochas e seu tom dourado transforma o local em um lugar de extrema beleza. O vale acima da Lagoa também ao receber tais raios solares em certa época do ano, forma um imenso tapete dourado que nos fascina e  encanta quando chegamos a esse vale. A cachoeira tem duas  quedas  de  fácil  acesso  e  uma terceira  um  pouco  mais  difícil. A Lagoa Dourada por ser selvagem não é aconselhável o banho, sendo que esse deve ficar restrito a cachoeira.

 

Acesso ao Local: Chegando ao povoado se oriente com olgum morador, mas aconselhamos um guia local.

São José da Serra
São José da Serra
São José da Serra

LAPINHA DA SERRA – SANTANA DO RIACHO

Descrição do Local: Além  do  Distrito  Serra  do  Cipó,  Lapinha  da  Serra  é o outro Distrito do município de Santana do Riacho, inserido na APA – Morro da Pedreira.

Lapinha da Serra é um lugar de belezas naturais impressionantes, como seus sítios arqueológicos e suas grutas, o paredão  da  serra  do  espinhaço  que  lhe  cerca,  de  cachoeiras,  lagos e  de uma represa com uma tranquilidade soberba, de uma flora e de uma fauna exuberantes e acima de tudo, possui o que de mais belo podemos encontrar em um lugar: seu povo, com  sua  cultura  e  seus  festejos religiosos, que os uni e os diferencia de outros lugares de Minas.

 

Como chegar a Lapinha da Serra: Partindo do Chapa-Rral's Restaurante seguir pela MG-10 sentido Serra/BH, aproximadamente 4 km,  até  a 3ª rotatória e entrar a direita na estrada asfaltada que liga a Santana do Riacho. Depois da rotatória são 28 km até Santana do Riacho. Ao chegar seguir até a praça da Igreja Matriz, contornar a praça, passando na porta da Igreja e virar a direita e seguir o calçamento até o final. No alto ela já é de terra e assim vai até a Lapinha, são aproximadamente mais 13 km.

 

Distância: Do Restaurante até  a  Lapinha  da Serra são aproximadamente 45 km, sendo 32 km de asfalto e 13 km em estrada de terra.

 

Atrativos: Lapinha  da  Serra  pode  ser  um  lugar  pequeno,  mas  com   encantos  mil,  devido a  isso são vários os lugares que vale a pena conhecer e acima de tudo desfrutar das belezas naturais da região.

CACHOEIRA DO BICAME

 

Descrição do Atrativo: Em  uma  Reserva  Particular do  Patrimônio Natural – RPPN “Ermo das Gerais” situa-se uma das mais belas cachoeiras da região da Serra do Cipó e de toda Minas Gerais.  Uma  cachoeira com 70 metros de queda, por quase toda extensão de seus 60 metros de paredões, forma um visual de tirar o fôlego de quem a vê de longe e mais ainda de quem se aproxima dela.  O  seu  poço  é  enorme, com  tonalidade caramelada, com uma boa profundidade e é um lugar maravilhoso  para  o  nado  e  mergulho, sem  contar  que devido às pedras existentes no local, tem-se como ficar debaixo de sua queda e até atrás dela.

 

Acesso ao Local: Por  se  tratar  de uma longa  caminhada,  achamos  melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.

 

Limitação de Público: Apenas 30 pessoas por dia. Não abrem mão disso, não adianta insistir, por isso caso queira visitar a Bicame, saía cedo.

 

Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 14 km.

 

Como ir: Tem  como  chegar  de  carro  comum  até  uma porteira no fim da estrada, a aproximadamente 4,5 km do vilarejo. Moto ou carros 4x4 conseguem passar desse ponto e chegar até a portaria de controle da fazenda, mais 5 km aproximadamente. Depois só caminhando ou de bicicleta por aproximadamente 4,5 km.

 

 

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

CACHOEIRA DO LAJEADO

 

Descrição do Atrativo: Em  um  paredão  com  uma  extensão  de  aproximadamente 70 metros e coberto por uma vegetação  maravilhosa por  toda esta extensão descortina uma queda d'água com mais de 60 metros de altura. O volume d'água só é intenso em épocas chuvosas, durante o resto do ano, o volume cai demais. O  poço e ótimo para nado e mergulho.

 

Acesso ao Local: Por não ter uma trilha sinalizada, achamos melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.

 

Distância: Do vilarejo são aproximadamente 5,5 km.

 

Como ir: Pode se chegar caminhando, de bicicleta ou a cavalo, mas esse não chega até o fim da trilha.

 

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

CACHOEIRA DO RAPEL

 

Descrição do Atrativo: Um paredão  de  aproximadamente  25  metros,  com  uma  fenda  e com uma queda d’água centrada em suas rochas caindo em um belo e grande poço, com água  em tons de coca-cola. O nome vem da pratica do rapel em seus paredões.

 

Acesso ao Local: A  cachoeira  e  vista do vilarejo, basta seguir pela estradinha que dá na ponte, atravessá-la e continuar em frente em direção ao morro.  Depois  da  cachoeirinha  seguir  um  pouco mais a sua esquerda e você chegará na cachoeira.

 

Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 2 km.

 

Como ir: Somente caminhando.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

POÇO DO SOBERBO

 

Descrição do Atrativo: Em  um  pequeno  vale  nas  imediações  do encontro dos Córregos Fundo e Soberbo com o Riacho  das  Pedras, está o poço do Soberbo. Suas águas foram desviadas na década de 60, por uma Cia Americana, para a garimpagem de diamantes. Ali  se  instalaram  e  montaram  um  garimpo,  com  casas  e maquinário para tal exploração. Acontece  que  pouco  tempo  depois uma grande enchente destruiu o garimpo e a Cia Americana foi-se embora. Por  lá  ficaram as ruínas das casas e destroços dos maquinários. O poço do Soberbo é  o maior da região da Serra do Cipó, se  trata  de  um  poço muito  bonito  e profundo ladeado por pedras de vários tamanhos e pelas ruínas do antigo garimpo.

 

Acesso ao Local: Por se tratar de uma longa caminhada, achamos melhor ser guiado por alguém que conheça o local ou se informar com mais detalhes com moradores da Lapinha da Serra.

 

Limitação de Público: Há informação que o proprietário do local  está  fazendo  melhorias na estrada e trilhas, e em breve haverá uma taxa para visitação, assim como limitação de público e visitação com comunicação antecipada. Conferir no vilarejo tal informação.

 

Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até a cachoeira são aproximadamente 15 km.

 

Como ir: Tem como  chegar  de  carro  comum  até  uma  porteira no fim da estrada, a aproximadamente 4,5 km do vilarejo. Moto ou carros 4x4  conseguem  passar  desse  ponto e chegar um pouco mais a frente (com as reformas poderão ir  até o controle,  segundo  informação)  mais  2,5 km  aproximadamente.  Depois  só  caminhando  ou  de bicicleta por aproximadamente 8 km.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

PICO DO BREU E O PICO DA LAPINHA ( FALSO BREU )

 

Descrição dos Atrativos: O Pico do Breu  é o ponto  mais  alto  da  Serra do Cipó com seus 1687 metros e pode ser visualizado de vários pontos da Serra do Cipó.

O Pico da Lapinha  é  o  segundo  ponto  mais alto da Serra do Cipó com seus 1686 metros e como dizem muitos e muito mais bonito do que o seu vizinho o Pico do Breu. A vista do topo é maravilhosa, pois  se tem uma ampla visão da represa e de toda Lapinha. Conhecido também como  Falso Breu, pois muitos informam  ao  turista que aquele e o Pico do Breu, por ser mais acessível  facilitando  assim  a  sua  visitação, pois  o Pico do Breu se encontra mais distante e praticamente se gasta um dia inteiro para visita-lo. Pico do Cruzeiro se  deve a cruz em seu topo. Tem uma vegetação de mata de galeria na base e campos rupestres no topo.

 

Acesso aos Locais: Para  o  Pico da Lapinha tem placas indicativas colocadas em pequenos tocos de eucalipto por quase  toda  extensão  da trilha.  Basta  se  informar com algum morador para lhe indicar o caminho correto para iniciar a trilha.

Para o Pico do Breu pode-se seguir  também uma trilha demarcada ou contar com os guias locais, para  sua própria segurança.

 

Distância: Do vilarejo da Lapinha da Serra até o  Pico da Lapinha são 4,5 km e para o Pico do Breu um pouco mais de 6 km.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

REPRESA E PINTURAS RUPESTRES

 

Descrição dos Atrativos: A  represa   da  usina  Coronel  Américo  Teixeira,  construída  na  década  de   50,  é referência da Lapinha da Serra. Visível  de  boa  parte  do  vilarejo,  ela  margeia o enorme paredão aonde brotam muitas das cachoeiras da região.

As pinturas rupestres encontradas  no  sítio  arqueológico  da Lapinha da Serra datam de 6 a 8 mil anos de idade. Uma grande lapa situada  às margens  da  segunda  lagoa  da  represa concentra a maioria das amostras até agora encontradas,  são  desenhos  de  peixes,  mulheres grávidas,  guerreiros  e animais,  pintados em preto e vermelho principalmente com óleos naturais extraídos de sementes.

 

Acesso aos Locais: Para se fazer um passeio pela represa ou ir até o sítio arqueológico da Lapinha, contrate um barqueiro no vilarejo, com certeza ele lhe dará todas as informações  sobre os lugares a serem visitados.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

Fontes:

Parna da Serra do Cipó

Cipoeiro Expedições

www.trilhados.blogspot.com - Os caçadores de Cachoeira

Horário de Funcionamento em Função da Pandemia - Covid-19:

 

RESERVAS: (31) 98644-4058 - 99652-0308

 

  Quinta - Sexta - Sábado - Domingo - Segunda

 Das 12:00 hs ás 20:00 hs 

 Aceitamos Cartões Somente de Débito