ATRATIVOS

 PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ 

PARTE II

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Portaria Areias: Acessada pela estrada de terra (4 km), ao lado do Hotel Cipó Veraneio, antes da ponte sobre  o rio cipó, sentido BH/Serra.

Portaria Retiro: Acessada subindo a rua de calçamento da Padaria Cipó ou do Posto de Gasolina desativado, até a rotatória e depois descendo até a nova Portaria. Existe uma trilha ligando as duas portarias.

 

Entrada no Parque: Gratuita

 

Horário de Entrada:

       Acesso ao Cânion e Cachoeira do Tombador: Das 8 às 12 horas

           Acesso as Cachoeiras da Farofa – Capão dos Palmitos - Gavião – Andorinhas: Das 8 às 14 horas

         Acesso ao Circuito das Lagoas e Mirante: Das 8 às 16 horas

 

Horário de Saída: 18 horas

 

Informações: (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7469 / 3718-7481

 

Corpo de Bombeiro: 193

 

                                       

                                         

                                  Você  irá  visitar uma unidade de Conservação Federal protegida por lei, são áreas naturais,  com perigos  naturais, portanto oferecem  riscos  naturais  constantemente,  por  isso  fique atento as normas a serem seguidas para sua própria segurança.

 

                                   * Ao menor sinal de chuva,  principalmente nos períodos chuvosos,  os rios estão  sujeitos

a cheias repentinas,  por isso saia do seu leito e não os atravesse, espere até que haja condição segura para isso.

 

                                   * É  proibido   na  área  do  parque o consumo de bebidas alcoólicas, retirar plantas e flores

do seu  ambiente  natural, capturar  animais, pichar  rochas, placas  e arvores, som  alto  (permitido som com fone de ouvido), usar sabão e xampu para banho e trazer animais domésticos para o parque.

 

                                 * Andar  sempre  nas  trilhas  demarcadas  e   sinalizadas,   fazer   novas  trilhas   é  totalmente proibido e consideravelmente arriscado.

 

                                  * Não  jogar  pontas  de  cigarros no  chão ou nas gramíneas, sob o risco de causar incêndios e  em hipótese alguma fazer fogueira na área do parque.

 

                                * Acampar   não  é  permitido  e   permanecer  no  parque  fora  do  horário  de  funcionamento, somente  com autorização da Direção.

ATRATIVOS NA PARTE ALTA DO PARQUE

TRILHAS NÃO SINALIZADAS

Aconselhável Acompanhamento de Guia

ou Condutor Com Conhecimento das Trilhas

CACHOEIRA DA FAROFA DE CIMA

Descrição do Atrativo: Localizada na parte alta do parque, a cachoeira da Farofa de Cima, na verdade se trata da primeira queda do curso d’água, que vai  formar  a  cachoeira  da  Farofa, na parte baixa  do parque. Devido a  longa  distância  entre  a  primeira  queda  e  a última,  e  a  corredeira  que  se  dá em  um  penhasco com  forte inclinação, muitos não a conhecem pelo fato que da cachoeira  da  Farofa não se vê a cachoeira da Farofa de Cima e vice-versa. Possuí uma queda de aproximadamente 25 metros desaguando em  um poço com uma boa profundidade. No alto da primeira queda podemos  observar  as  belezas  naturais do parque, como o Vale dos Mascastes em sua parte baixa.

 

Acesso ao Local (*): Conforme informação da administração do Parque, a melhor maneira para ter acesso a esse atrativo e o acompanhamento de um Guia ou de um Condutor com conhecimento da trilha, para sua própria segurança.

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida)

Altura da Queda: (+-) 25 metros                           

vista do poço
CACHOEIRA DO CONGONHAS DE CIMA

Descrição do Atrativo:  Localizada  na  parte  alta  do  parque,  é  uma  cachoeira  de  médio  porte  com aproximadamente 10 metros de queda, por  paredões  de  mais  ou  menos  30  metros,  que  deságuam em  um poço grandioso  e  que  nos  permite tomar  uma  ótima  ducha  debaixo  de  suas  quedas,  devido  ao  apoio que sempre encontramos em seus paredões.

 

Acesso ao Local (*): Conforme informação da administração do Parque, a melhor maneira para ter acesso a esse atrativo e o acompanhamento de um Guia ou de um Condutor com conhecimento da trilha, para sua própria segurança.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida)

Altura da Queda: (+-) 10 metros

CACHOEIRA DO CONGONHAS

Descrição do Atrativo: Localizada  na  parte  alta do parque, essa cachoeira tem uma queda de 30 metros de altura, formando um poço de cor esverdeada e transparente. Com  autorização  e guia especializado é um ótimo lugar para pratica de rapel ou canyoning em sua queda.

 

Acesso ao Local (*):Conforme informação da administração do Parque, a melhor maneira para ter acesso a esse atrativo e o acompanhamento de um Guia ou de um Condutor com conhecimento da trilha, para sua própria segurança.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas e 30 minutos (ida)

Altura da Queda: (+-) 30 metros

VALE DO TRAVESSÃO

Descrição do Atrativo: Localizado  na parte alta do parque, esse vale e um dos mais lindos de toda Minas Gerais. O Travessão é o divisor natural das águas das  bacias  do  Rio  São Francisco e do Rio Doce. A caminhada até esse vale e uma das mais deslumbrantes do parque, pois  em  seu  percurso  podemos observar pinturas rupestres  em  afloramentos  rochosos  ainda  em  bom  estado  de  conservação, várias espécies de sempre vivas, campos de samambaias de altitude, algumas nascentes, uma cachoeira e panorâmicas deslumbrantes.

 

Acesso ao Local (*):Conforme informação da administração do Parque, a melhor maneira para ter acesso a esse atrativo e o acompanhamento de um Guia ou de um Condutor com conhecimento da trilha, para sua própria segurança.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil

Tempo de Caminhada: (+-) 3 horas (ida)

 

CACHOEIRA BRAÚNAS

Descrição do Atrativo: Localizada  na  região  que  antecede o  Cânion  das  Bandeirinhas e com um acesso muito difícil a cachoeira tem uma formação em corredeira inicialmente e depois  uma  queda de aproximadamente  20  metros deságuando no maior poço para banho dentro do parque. Tendo uma vegetação  rasteira  e  rochas que circundam quase todo o poço. Na parte superior tem-se um poço e uma cachoeira de menor porte.

 

Acesso ao Local (*): Conforme informação da  administração  do Parque, a melhor maneira para ter acesso a esse atrativo  e  o acompanhamento  de  um  Guia  ou  de  um  Condutor  com  conhecimento  da trilha, para sua própria segurança.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil

Tempo de caminhada: (+-) 3 horas e 50 minutos (ida)

Altura da Queda: 20 metros

 

 

(*) Não foi detalhado o acesso ao local, porque segundo a direção do  PARNA DA SERRA DO CIPÓ são locais onde a visitação é aconselhável com guia ou condutor ambiental, para a própria  segurança do visitante.

 

Devido a isso não detalhamos para não sermos coniventes com algo errado no turismo local.

 

Fontes:

Parna da Serra do Cipó

Cipoeiro Expedições

www.trilhados.blogspot.com - Os caçadores de Cachoeira

Horário de Funcionamento em Função da Pandemia - Covid-19:

 

 Segunda - Terça - Quinta - Domingo 

 Sexta - Sábado - Feriados 

RESERVAS: (31) 98644-4058 - 99652-0308

 

 12:00 hs ás 20:00 hs 

 12:00 hs ás 20:00 hs 

 Cartões Somente de Débito