ATRATIVOS NO

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ 

PARTE I

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Portaria Areias: Acessada pela estrada de terra (4 km), ao lado do Hotel Cipó Veraneio, antes da ponte sobre  o rio cipó, sentido BH/Serra.

Portaria Retiro: Acessada subindo a rua de calçamento da Padaria Cipó ou do Posto de Gasolina desativado, até a rotatória e depois descendo até a nova Portaria. Existe uma trilha ligando as duas portarias.

 

Entrada no Parque: Gratuita

 

Horário de Entrada:

      Acesso ao Cânion e Cachoeira do Tombador: Das 8 às 12 horas

         Acesso as Cachoeiras da Farofa – Capão dos Palmitos - Gavião – Andorinhas: Das 8 às 14 horas

        Acesso ao Circuito das Lagoas e Mirante: Das 8 às 16 horas

 

Horário de Saída: 18 horas

 

Informações: (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7469 / 3718-7481

 

Corpo de Bombeiro: 193

 

                                       

                                    

                                   Você  irá   visitar uma unidade  de  Conservação  Federal  protegida por  lei, são  áreas  naturais,  com perigos  naturais, portanto oferecem riscos  naturais  constantemente,  por  isso  fique   atento as normas a serem seguidas para sua própria segurança.

 

                                     * Ao  menor  sinal  de  chuva,  principalmente  nos períodos  chuvosos,  os  rios   estão   sujeitos

a cheias repentinas,  por isso saia do seu leito e não os atravesse, espere até que haja condição segura para isso.

 

                                     * É  proibido   na  área  do parque o  consumo  de  bebidas  alcoólicas,   retirar plantas  e flores

do seu  ambiente  natural, capturar  animais, pichar  rochas, placas  e arvores, som  alto  (permitido som com fone de ouvido), usar sabão e xampu para banho e trazer animais domésticos para o parque.

 

                                    * Andar sempre nas trilhas demarcadas e sinalizadas, fazer novas trilhas  é totalmente proibido e consideravelmente arriscado.

 

                                     * Não  jogar  pontas  de  cigarros no  chão ou nas gramíneas, sob o risco de causar incêndios e  em hipótese alguma fazer fogueira na área do parque.

 

                                  * Acampar  não  é  permitido  e  permanecer  no   parque fora  do  horário de  funcionamento, somente  com autorização da Direção.

ATRATIVOS AUTORIZADOS - TRILHAS SINALIZADAS

 Podem ser realizadas sem o acompanhamento de Guia

CACHOEIRA DA FAROFA

Descrição do Atrativo: É  um  atrativo  de  rara  beleza  e  por  isso  se torna  um  dos  mais  procurados pelos visitantes do parque. Localizada na Serra das Bandeirinhas,  a  cachoeira  possui  uma  queda  em 3  estágios com aproximadamente 80 metros de altura, até atingir seu poço, que fica em meio  a  um paredão de rocha quartzítica, cercado de gramíneas e orquídeas que decoram a paisagem local. O nome se deve a água que se  esfarela durante a queda em seus paredões.

 

Acesso ao Local: Pela  Portaria  Areais  segue-se  por  uma  trilha  plana e sinalizada de aproximadamente 8 km. Primeiramente atravessamos o Córrego das Pedras, mais a frente  passamos  ao lado  da Lagoa  Comprida. Após  a lagoa há uma bifurcação e entramos a esquerda conforme indicação da placa e logo depois atravessamos o  ribeirão Mascates e pouco depois já  estamos na cachoeira. Durante a caminhada não deixe de observar a riqueza da fauna e da flora em torno da trilha. Seu percurso pode ser realizado  a  pé ou de bicicleta, a cavalo somente pela trilha exclusiva para essa atividade.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado                      Ficar no Local: Muito Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida)                              Ficar Debaixo da Queda: Muito bom

Distância Portaria Areias: 8 km                                        Nadar no Poço: Bom

Distância Portaria Retiro: 10 km                                     Pular no Poço: Ruim – Não recomendável

Altura da Queda: (+-) 20 metros (último estágio)               Profundidade do Poço: Pouco profundo

 

CÂNION DAS BANDEIRINHAS

Descrição do Atrativo: Localizado no interior do parque, essa abertura existente entre  a Serra da Bandeirinha e a Serra dos Confins, forma uma das mais  belas paisagens do parque. Com  uma  extensão  de aproximadamente 1,5 km de profundidade e  com  seus expressivos paredões, tem em seu leito a formação de varias cascatas  e  lindos  poços  naturais. Em  seu  interior  de  difícil  acesso, encontramos  enormes  pedras que sofreram deslocamentos devido a grandes enchentes no passado.

 

Acesso ao Local: Pela Portaria Areais segue-se  por uma  trilha  plana  de  aproximadamente 12 km. É uma trilha sinalizada e onde primeiramente atravessamos o  córrego  das  Pedras, mais a frente passamos ao lado da Lagoa Comprida. Após a lagoa, há uma bifurcação aonde  a esquerda vai-se para a Farofa e seguindo em frente para o Cânion. Mais adiante atravessar ribeirão Mascates, e após a travessia, permanecer na trilha até o Cânion. Seu percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil                         Ficar no Local: Ótimo

Tempo de Caminhada: (+-) 3 horas (ida)                         Ficar Debaixo da Queda: Não há

Distância Portaria Areias: 12 km                                  Nadar nos Poços: Bom

Distância Portaria Retiro: 14 km                                   Pular nos Poços: Ruim – Não recomendável

Extensão do Cânion: (+-) 1,5 km                           Profundidade dos Poços: Pouco profundo

CACHOEIRA DO GAVIÃO

Descrição do Atrativo: Localizada na Vale da Bocaina, a cachoeira tem um mistura de queda e corredeira, caindo em um poço deslumbrante. O nome vem de sua formação que se parece a de um Gavião. O poço é ótimo para o banho e o colorido das rochas na cabeceira da queda é um atrativo a parte.

 

Acesso ao Local: Partindo da Portaria do Retiro segue pela trilha de aproximadamente 7 km, paralela ao ribeirão Bocaina. Nesse  caminho  encontramos  algumas  casas  antigas,  algumas  ainda  habitadas. Atravessam-se alguns pequenos córregos, mas sem grandes complicações, salvo  em  épocas  de  muita chuva. No  percurso  encontramos campos de cerrado e matas ciliares e  se  tem  uma  vista  maravilhosa  do parque. A cachoeira fica a esquerda da trilha e a direita encontra-se a trilha que  nos leva  a  cachoeira  das Andorinhas. Ótimo  para  um passeio duplo, visitando as duas cachoeiras no mesmo dia. O tempo e a distância nesse caso terá um pequeno acréscimo.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado                 Ficar no Local: Muito Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida)                       Ficar Debaixo da Queda: Muito bom

Distância Portaria Areias: 9 km                                   Nadar no Poço: Muito Bom

Distância Portaria Retiro: 7 km                                   Pular no Poço: Ruim

Altura da Queda: (+-) 9 metros                                    Profundidade do Poço: Pouco profundo

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

Descrição do Atrativo: Localizada na Vale da Bocaina, a cachoeira é formada por corredeiras e duchas naturais. Tem duas quedas, sendo que a mais alta não tem poço e suas águas correm em direção a mais baixa, onde se dividem em duas caídas, cujo formação nos faz lembrar uma andorinha com as asas  abertas. Em meio a uma vegetação de cerrado e afloramentos de quartzo, o poço formado por essa queda é ótimo para se refrescar e para o banho.

 

Acesso ao Local: Partindo da Portaria do Retiro segue pela trilha de aproximadamente 7 km, paralela ao ribeirão Bocaina. Nesse  caminho  encontramos  algumas  casas  antigas,  algumas  ainda  habitadas. Atravessam-se alguns pequenos córregos, mas sem grandes complicações,  salvo  em  épocas  de  muita  chuva. No percurso encontramos campos de cerrado  e  matas  ciliares  e  se  tem  uma  vista maravilhosa do parque. A cachoeira fica a direita da trilha sendo necessário atravessar o ribeirão Bocaina. A esquerda  encontra–se a trilha que nos leva a cachoeira do Gavião. Ótimo para um passeio duplo, visitando as duas  cachoeiras  no mesmo dia. O tempo e a distância nesse caso terá um pequeno acréscimo.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado                      Ficar no Local: Muito Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida)                             Ficar Debaixo da Queda: Muito bom

Distância Portaria Areias: 9 km                                         Nadar no Poço: Muito Bom

Distância Portaria Retiro: 7 km                                       Pular no Poço: Bom, mas com cuidado

Altura da Queda: (+-) 9 metros a mais baixa                    Profundidade do Poço:  Profundo

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS DE CIMA

Descrição do Atrativo: Localizada acima da Cachoeira das Andorinhas tem uma queda forte de  aproximadamente 5,5 metros, que cai por entre a fenda de 2 paredões, formando um poço de águas transparentes e  excelente  para o nado. Pode se praticar Psicobloc (escalda sem equipamentos, com queda na água) em seus paredões, mas  com guia especializado e autorização do PARNA DA SERRA DO CIPÓ.

 

Acesso ao Local: Estando na cachoeira das Andorinhas,  escalar  suas  rochas  laterais   até  chegar ao poço e a queda da cachoeira.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado                   Ficar no Local: Muito Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 2 hs 15 minutos  (ida)           Ficar Debaixo da Queda: Ruim, pois não tem apoio

Distância Portaria Areias: 9,3 km                                 Nadar no Poço: Muito Bom

Distância Portaria Retiro: 7,3 km                                 Pular no Poço:  Muito Bom

Altura da Queda: (+-) 5,5 metros                                  Profundidade do Poço: Boa Profundidade

CACHOEIRA DO TOMBADOR

Descrição do Atrativo: Localizada na região do  Vale  da  Bocaina possui  duas quedas desaguando por paredões, em um cenário único nessa região. A primeira queda é menor e a segunda de aproximadamente 12 metros, cai entre degraus de rochas formando um lindo visual e seu poço é ótimo para o banho.

 

Acesso ao Local: Partindo  da  Portaria  do  Retiro  segue  por  11 km,  inicialmente  pela  trilha  que vai para as cachoeiras do Gavião e Andorinhas. Depois permanecer na trilha em frente, atravessar o ribeirão da Cachoeira do Gavião e seguir em frente. No caminho encontramos uma rica vegetação típica do cerrado, tendo  em  seu caminho árvores de maior porte como pequizeiros, jatobás e sucupiras. Durante o caminho a trilha é cortada por pequenos riachos de águas cristalinas, para um bom refresco, antes da recompensa final que é um banho nessa cachoeira.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil                    Ficar no Local: Muito Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 3 hs 50 minutos (ida)           Ficar Debaixo da Queda: Muito Bom

Distância Portaria Areias: 13 km                                Nadar no Poço: Muito Bom

Distância Portaria Retiro: 11 km                                   Pular no Poço:  Muito Bom

Altura da Queda: (+-) 12 metros                                 Profundidade do Poço: Boa Profundidade

CACHOEIRA CAPÃO DOS PALMITOS

Descrição do Atrativo: Localizada na região do Capão dos Palmitos, essa é uma cachoeira de pequeno porte,  com uma queda com inclinação de 45°, com mais ou menos 20 metros de corredeira até o poço e com uma queda final de 3 metros. O poço é bem tranquilo e ótimo para se tomar uma boa ducha debaixo da queda.

 

Acesso ao Local: Partindo da Portaria  Areias  pega-se  a  primeira  trilha à direita, bem sinalizada, sempre com vegetação rasteira por quase todo caminho. A parte  mais  difícil  é  a subida logo no início, de quase 500 metros, mas todo esforço será recompensado pela vista que se tem do alto. Seguindo em frente aproximadamente 1 km, há uma bifurcação e deve-se tomar o caminho à esquerda e andar mais um pouco até avistar uma mata de galeria  por onde passa um riacho que irá formar a cachoeira. Chega-se por cima, por isso é preciso descer uma trilha  lateral ao curso d’água até o poço. Chegando perto da cachoeira do Capão podemos notar do outro lado do vale a queda  da cachoeira da Farofa, a vista desse local é privilegiada.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado                  Ficar no Local: Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 1 hs 30 minutos (ida)            Ficar Debaixo da Queda: Muito Bom

Distância Portaria Areias: 5 km                                     Nadar no Poço: Razoável

Distância Portaria Retiro: 7 km                                     Pular no Poço: Ruim

Altura da Queda: (+-) 3 metros                                      Profundidade do Poço:  Pouco Profundo

CACHOEIRA DO S

Descrição do Atrativo: Localizada após a cachoeira do Capão  dos  Palmitos, no  prosseguimento do curso d’água, essa cachoeira de pequeno/médio porte é formada por  uma  corredeira em descida de quase 30 m, que nitidamente forma-se a letra S, para quem olha para a cachoeira no sentido  poço/cachoeira. O  poço  é  pequeno, cercado  por rochas e  com  pouca  penetração  de  sol, devido  à  mata  ciliar  a  sua  volta. Após o poço há ótimas pedras para o descanso.

 

Acesso ao Local: Após a Cachoeira Capão dos Palmitos, descer  o  curso  do rio e um pouco à esquerda se inicia a descida da cachoeira do S. Para chegar ao poço, descer pelas pedras com cuidado, pois são muito escorregadias, ou pela mata a esquerda, mas é um trajeto muito difícil. Tenha cuidado em ambas as descidas.

 

Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil                        Ficar no Local: Bom

Tempo de Caminhada: (+-) 15 mim após C.Capão (ida)    Ficar Debaixo da Queda: Bom

Distância Portaria Areias: 5,3 km                                 Nadar no Poço: Razoável

Distância Portaria Retiro: 7,3 km                                 Pular no Poço: Ruim

Altura da Queda: Corredeira                                       Profundidade do Poço:  Pouco Profundo

Vista de Cima
MIRANTES DO PARQUE

Descrição do Atrativo: Em sua área o PARNA DA SERRA DO CIPÓ consta com 3 mirantes: Piuti - Retiro - Circuito das Lagoas, que são lugares para contemplação, sendo os mesmo em estrutura de madeira, em lugares previlegiados, onde o visitante terá uma ampla perspectiva da grandeza do parque e de suas belezas naturais, e acima de tudo poderá constatar que o encanto do parque , vai muito além da beleza de suas cachoeiras.

Fontes:

Parna da Serra do Cipó

Cipoeiro Expedições

www.trilhados.blogspot.com - Os caçadores de Cachoeira

Horário de Funcionamento em Função da Pandemia - Covid-19:

 

 Segunda - Terça - Quinta - Domingo 

 Sexta - Sábado - Feriados 

RESERVAS: (31) 98644-4058 - 99652-0308

 

 12:00 hs ás 20:00 hs 

 12:00 hs ás 20:00 hs 

 Cartões Somente de Débito