CICLISMO

 CICLOTURISMO

 

                                         Cicloturismo  é  aquela opção para quem curte andar de bicicleta sem aquele espirito de competitividade, tendo como compromisso apenas conhecer novos lugares, pessoas e culturas, sendo a bicicleta seu meio de transporte nessa aventura.

                                          Para se praticar o Cicloturismo o ciclista tem que ter um preparo físico satisfatório, independentemente de sexo e idade, pois todos podem praticar essa atividade. Para quem pretende realizar excursões mais longas a preparação do roteiro e importante, para que se possa aliar o passeio com a contemplação do local.

                                          No cicloturismo a segurança é um dos quesitos mais importantes. Respeite as normas de trânsito, nunca pedale pela contramão, mesmo pedalando em uma estrada, que é mais segura que na cidade, devemos ter toda atenção para evitar acidentes. Para longos percursos é importante saber pelo ou menos o básico sobre a mecânica de sua bicicleta.

 

MOUNTAIN BIKE

 

                                       O mountain Bike  é  um esporte de pura adrenalina, pois o ato de pedalar por trilhas, com os mais variados tipos de terreno e passar por obstáculos muitas vezes intransponíveis, causa no ciclista um misto de aventura e excitação. Mas para que isso se realize a bicicleta tem que ser própria para aguentar esses tipos de terrenos e as muitas imperícias do praticante. Os materiais de segurança como luva, capacete, joelheiras são importantes para que não se machuque em caso de quedas. Outro fator importante é o preparo físico do ciclista que tem que está apto, para o tranco durante as pedaladas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CICLISMO NA SERRA DO CIPÓ

 

TRILHAS NA ÁREA DO PARNA DA SERRA DO CIPÓ

O PEDAL É LIVRE E AUTORIZADO

 

(*) PARTIDA E CHEGADA NA PORTARIA AREIAS

 

PORTARIA AREIAS - FAROFA 

 

Trilha: Ótima trilha sinalizada, praticamente plana e com poucas subidas e trechos que não precisam de muita técnica ou esforço físico. Terreno com trechos de cascalho, caixa de areia e terra solta e travessia de rios, onde se deve carregar a bike.

Ida e Volta(*): Aproximadamente 16 km

Grau de Dificuldade: Moderado

 

 

PORTARIA AREIAS - CÂNION DAS BANDEIRINHAS

 

Trilha: Inicialmente é a mesma trilha para a Farofa, mas ao chegar na bifurcação para a cachoeira da Farofa, seguir em frente em direção ao Cânion. Ótima trilha sinalizada, praticamente plana e com poucas subidas e trechos que não precisam de muita técnica ou esforço físico. Terreno com trechos de cascalho, caixa de areia e terra solta e travessia de rios, onde se deve carregar a bike.

Ida e Volta(*): Aproximadamente  24 km

Grau de Dificuldade: De moderado para difícil

 

 

PORTARIA AREIAS - CÓRREGO DAS PEDRAS

 

Trilha: É a mesma trilha para a Farofa e o Cânion das Bandeirinhas, mas o percurso é menor.

Ida e Volta(*): Aproximadamente 8 km

Grau de Dificuldade: Fácil

 

 

PORTARIA AREIAS - CIRCUITO DAS LAGOAS

 

Trilha: Uma trilha bem fácil serve como um aquecimento para se percorrer uma distância maior

Ida e Volta(*): Aproximadamente 4 km

Grau de Dificuldade: Fácil

 

 

(**) PARTIDA E CHEGADA NA PORTARIA RETIRO

 

PORTARIA RETIRO - GAVIÃO - ANDORINHAS

 

Trilha: Uma trilha  com um grande grau de dificuldade devido a troncos, pedras e irregularidades no caminho. o que exige do ciclista além do conhecimento de como andar nesses tipos de terreno, a bicicleta tem que ser apropriada para aguentar o tranco.

Ida e Volta(**): Aproximadamente 14 km tanto para Gavião quanto para Andorinhas, mas caso se vá nas duas a distância aumenta um pouco.

Grau de Dificuldade: Difícil 

 

 

OUTRAS TRILHAS NA SERRA DO CIPÓ

 

PARTINDO DO CHAPA-RRAL’S RESTAURANTE

 

CIPÓ VELHO - PELO ASFALTO

 

Trilha: Seguir pela MG 10 sentido Serra/BH até o Posto Fiscal que fica 6,5 km do restaurante, entrar pela lateral do posto e descer a primeira a direita e seguir em frente por uma estrada de terra por mais 1,5 km até a Fazenda Cipó Velho.

Ida e Volta: Aproximadamente 16 km

Grau de Dificuldade: Fácil

 

 

CIPÓ VELHO - POR TERRA

 

Trilha: Seguir pela MG 10 sentido Serra/Conceição do Mato Dentro, após a ponte virar a esquerda e seguir por essa estrada de terra por 3 km até o entroncamento com a estrada de terra que vai para a Usina, nesse ponto vire a esquerda em direção ao Distrito Serra do Cipó. Após a Fazenda Paraúna entre a direita e siga até cruzar o asfalto e entre na porteira bem em frente a essa saída. A 1,5 km passe por outra porteira e 250 metros à frente têm outra e logo na descida uma bifurcação onde se deve  virar  à  esquerda. Siga por essa  estrada  por1 km e depois entre a esquerda, passe por um córrego e vire a esquerda novamente e vá direto até a Fazenda Cipó Velho. Depois de conhecer  a fazenda  volte  pela  mesma  estrada por  quase  1,5 km até o posto fiscal e de lá siga  pela  MG 10 até a Serra ou se preferir volte por onde veio.

Ida e Volta: Por terra aproximadamente 26 km

                     Voltando pelo asfalto aproximadamente 21 km

Grau de Dificuldade: Moderada

 

 

SERRA MORENA E CAVERNA - PELO ASFALTO

 

Trilha: Seguir pela MG 10 sentido Serra/Conceição do Mato Dentro e enfrentar a subida da Serra (calçamento) com seus 2 km de forte subida. Pegar o asfalto e andar mais 1,5 km  até a entrada a esquerda para Serra Morena. Seguir por essa estrada de terra, inicialmente uma forte descida (na volta uma enorme subida), por 5 km, chegando à ponte de ferro. A portaria da Serra Morena é logo após a ponte.

A cachoeira da Caverna está 3 km à frente.

Ida e Volta: Para Serra Morena aproximadamente 17 km

                      Para Caverna aproximadamente 23 km

Grau de Dificuldade: Difícil

 

 

DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA SERRA - JABOTICATUBAS 

 

Trilha: Seguir pela MG 10 sentido Serra/BH por aproximadamente 9,3 km antes de chegar a ponte virar a esquerda. Nessa estradinha de terra seguir em frente por 2 km até a Igrejinha, passar na frente dela e entrar a sua esquerda e seguir em frente por mais 3,7 km até um trevo onde devemos manter a esquerda e seguir por mais 4,7 km até a chegada ao vilarejo onde existe um totem de madeira com varias indicações, seguindo em frente por mais 700 m chegamos a Igrejinha de São José da Serra.

Ida e Volta: Aproximadamente 40,8 km (não computados o percurso dentro de S.J.da Serra)

Grau de Dificuldade: Difícil

 

 

SANTANA DO RIACHO - POR TERRA

 

Trilha: Seguir pela MG 10 sentido Serra/Conceição do Mato Dentro, após a ponte virar a esquerda e seguir por essa estrada de terra por 3 km até o entroncamento com a estrada de terra que vai para a Usina, vire a direita e desça no sentido da Usina mais 4 km até a ponte de ferro que desabou e até o momento não foi concertada. Atravesse a ponte com cuidado e siga até próximo ao Rancho Tico Tico, onde se deve pegar a estrada em frente a sua esquerda e segui-la sempre em frente até o entroncamento com a rodovia asfaltada que vai para Santana do Riacho. Nesse ponto pegue o asfalto e siga até a Igreja Matriz.

Ida e Volta: Aproximadamente  64 km.  Caso  volte  pelo asfalto, de Santana do Riacho até o Restaurante são 32 km.

Grau de Dificuldade: Difícil

 

 

LAPINHA DA SERRA - POR TERRA

 

Trilha: Seguir o mesmo trajeto até Santana do Riacho por terra. Chegando a Igreja Matriz,  pegar a rua lateral a esquerda da Igreja e após a subida se encontra a  estrada de terra que vai para a Lapinha da Serra, seguir em frente por mais 13 km.

Ida e Volta: Aproximadamente 90 km. Caso  volte  pelo  asfalto de Santana do Riacho  até o Restaurante  são 32 km

Grau de Dificuldade: Difícil

                       Existe várias outra trilhas na Serra do Cipó, basta se informar com os ciclistas locais que você se encantará com a diversidade dessas.

Fontes:

http://www.thecities.com.br

Cipoeiro Expedições

Horário de Funcionamento em Função da Pandemia - Covid-19:

 

RESERVAS: (31) 98644-4058 - 99652-0308

 

  Quinta - Sexta - Sábado - Domingo - Segunda

 Das 12:00 hs ás 20:00 hs 

 Aceitamos Cartões Somente de Débito