ESCALADA
A escalada por definição é a técnica de progressão numa pendente vertical ou a tender para a verticalidade, seja ela rocha, gelo ou artificial. Assim a Escalada pode assumir várias definições, baseadas no meio em que é praticada e a forma como é praticada.
TIPOS DE MODALIDADE DE ESCALADA
Escalada Esportiva: É uma modalidade onde se exige maior empenho de força e técnica, onde o objetivo não é chegar ao cume e sim, vencer (ultrapassar) partes difíceis, possuindo proteções bem próximas, reduzindo ao máximo o risco de quedas.
Escalada Clássica ou Tradicional: O objetivo é atingir o cume da montanha ou da via de escalada utilizando de proteções móveis (camalot e nuts). O grau de exposição é mais elevado exigindo do escalador uma técnica vertical mais apurada além de uma maior resistência para aguentar longas jornadas. Em geral nessa modalidade as caminhadas de aproximação são longas, complicando a logística da escalada. Todo o esforço e recompensado, quando se atinge o cume, que em geral proporciona uma visão privilegiada.
Escalada em Boulder: São escaladas em blocos de rocha a poucos metros do chão, possui poucos lances ou até um único lance muito difícil. Na sua maioria dispensa equipamentos de segurança, uma vez que é bem próxima ao solo, utilizando somente sapatilha e bolsa contendo magnésio para manter as mãos secas. A queda é normal. Muitos usam colchões chamados crash-pad, para amortecer a queda.
Escalada Artificial: É um tipo de escalada semelhante à tradicional/clássica, porém se difere da mesma pelo fato de não haver escalada em livre ou seja utilizando somente a rocha para ascensão. Nesse tipo de escalada a ascensão é feita utilizando equipamentos fixos ou móveis. Essa técnica é muito utilizada em conquista de novas vias
Escalada Indoor: É um tipo de escalada feita fora do ambiente natural, em paredes ou placas de madeiras que possuem diversos pontos afixados que simulam áreas rochosas, este tipo de escalada é muito utilizado para treinamento como também para competições.
Escalada BigWall: Sua duração pode chegar a vários dias, exigindo que o grupo tenha que dormir ancorado nas paredes, utilizando barracas especiais para isto. Modalidade que exige técnicas de escalada livre e artificial, além de grande quantidade de equipamentos, comida, água, barracas, sacos de dormir, primeiros socorros, etc. É um esporte para montanhistas experientes.
Escalada Alpina: Acontece em paredes inóspitas e de difícil acesso em clima severo. Os escaladores são muito exigidos e precisam ter conhecimento acumulado de escalada em rocha e gelo, meteorologia, logística e travessia de glaciares.
EQUIPAMENTOS USADO NA ESCALDA
O equipamento básico de um escalador não é muito complexo e pode ser constituído de:
Arnês (ou baudrier), uma espécie de cinto revestido que amarra o corpo do escalador a corda;
Sapatilhas de Escalada, sapatos firmes e ajustados aos pés;
Capacete, uma proteção indispensável na proteção da cabeça do escalador;
Mosquetão, que tem a função de elo, sendo uma peça metálica em forma de aro, com uma abertura em mola a de se proceder à fixação e fecho;
Cordas dinâmicas, que são elásticas, de forma a absorver grande parte da energia em caso de queda;
Fitas e cordeletes, para estabelecer pontos de segurança à medida que o escalador ascende;
Gri-Gri, aparelho mecânico criado para dá segurança;
Express, fita costurada que une um mosquetão de dedo reto a um de dedo curvo;
Magnésio e Saco para transporte, para evitar a humidade das mãos e facilitar a aderência ás paredes.
Escalada é uma atividade de risco que pode envolver acidentes graves ou mesmo a morte do praticante. Ao escalar você deve procurar antes um guia habilitado ou um clube excursionista sério para o necessário treinamento. Lembre-se que é de sua inteira responsabilidade aventurar-se na montanha.
ESCALADA NA SERRA DO CIPÓ
Descrição do Atrativo: Um dos melhores pontos de escalada da América do Sul se encontra no Morro da Pedreira na Serra do Cipó. O Morro da Pedreira tem um enorme valor para o cenário da escalada nacional e o seu desenvolvimento acompanhou a evolução da escalada esportiva no Brasil. Com quase 400 vias, o Cipó é a maior área de Escalada Esportiva Brasileira e considerada por muitos a melhor em qualidade da rocha. A sua formação em calcário, muitas com inclinações negativas e superfície pouco abrasiva, proporcionam boas temporadas de escalada, com um menor prejuízo para as pontas dos dedos do escalador. No Morro da Pedreira foram presenciadas escaladas de vias com graduação extrema, o que elevou o nível do esporte Nacional a patamares antes somente alcançados por estrangeiros.
Acesso ao Local: Localizado dentro da APA-Morro da Pedreira, o principal ponto de escalada se encontra a aproximadamente 1 km pela estrada de terra que se inicia na MG 10 em frente à ACM/Véu da Noiva.
Principais Grupos e Vias: No Morro da Pedreira há diversos grupos e inúmeras são suas vias, tanto em grau de dificuldades ou tamanhos. Podemos praticar a escalada por: vias Móvel, Boulder e vias Esportivas, cuja incidência é maior. Devido esse alto número de vias recomendamos a todos os escaladores o Guia de Escalada Esportiva da Serra do Cipó comercializado pela AESC (Associação dos Escaladores da Serra do Cipó), que terá catalogado todas as vias do Cipó. Quem preferir apenas consultar o Guia, teremos um exemplar a disposição no CAT - Centro de Apoio ao Turista.
Regras Básicas de Conduta Local: Pelo fato de estarmos em uma Área de Proteção Ambiental – APA - Morro da Pedreira, regida por leis e normas, é importante que todos sigam as regras para que possamos preservar o local e não corrermos o risco de fechamento dos setores de escalda.
-
Ande na trilha principal, não use atalhos;
-
Mantenha-se em silêncio no local, caso queira ouvir música use o fone de ouvido;
-
Traga de volta todo o lixo produzido em sua escalada e mantenha o lugar limpo;
-
Não levem animais domésticos para os setores de escalada;
-
Certifique-se de que você e seu companheiro dominam os conhecimentos adequados e seguros para a prática da escalada;
-
Não abra vias sem consultar a AESC (Associação dos Escaladores da Serra do Cipó);
-
É proibido acampar e pernoitar nos setores de escalada;
-
Caso encontre algumas vias com proteções antigas, soltas ou que configurem uma situação de risco, entre em contato com a AESC.
Pontos de Apoio: No Distrito Serra do Cipó encontramos Pousadas especializadas no atendimento a escaladores, pois são administradas por escaladores dedicados a atender principalmente esse público e aqueles que gostam de esportes de aventura.
-
Espaço Mandalla Hostel
E.mail: mandalla@hoteisecovip.com.br
Tel: (31) 98208-7232
Web site: www.espacomandalla.com.br
-
Abrigo Cipó:
E.mail: baraoescalada@hotmail.com
Tel: (21) 99460-2961
Web site: www.abrigocipo.com.br
-
Abrigo G3:
E.mail: magraodocipo@gmail.com
Tel: (31) 99681-6693
Web site: www.abrigog3.blogspot.com.br
ESCALADA PRÓXIMO AO DISTRITO SERRA DO CIPÓ
Descrição dos Atrativos: Em um raio de menos de 100 km da Serra do Cipó é possível encontrar excelentes opções de escalada, as principais são: Gruta da Lapinha, Sítio do Rod e Lapa do Seu Antão, são áreas de escalada esportiva, na região de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo.
Conceição do Mato Dentro é sem dúvida um dos melhores lugares do Brasil para a prática de Boulder. Sem contar que em Conceição do Mato Dentro está localizado a Cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros de queda e com um paredão de quartzito onde é possível encontrar vias tradicionais de alta qualidade, sem contar o visual que é de tirar o fôlego!
A temporada de escalada no Tabuleiro vai de maio a setembro, sendo necessária uma autorização prévia para a escalada. O processo é simples e gerenciado pela FEMEMG (Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais). Basta enviar um e.mail para escaladatabuleiro@gmail.com solicitando autorização.
Informações: Todas as informações sobre a escalada na Região podem ser encontradas e fornecidas pela:
AESC - Associação dos Escaladores da Serra do Cipó:
E.mail: aescserradocipo@hotmail.com
Blog: serradocipoaesc.blogspot.com
Fontes:
Wagner – Presidente da AESC - Associação dos Escaladores da Serra doCipó